terça-feira, 30 de setembro de 2014

Se eu Ficar - Resenha

Livro: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Páginas: 193
Editora: Novo Conceito
Estrelas: 5
CONTÉM SPOILERS

Comprei esse livro porque estava em promoção no Submarino, mas ele nunca fez parte da minha lista de livros. Li ele em dois dias só pra ver o filme no dia seguinte. Só posso dizer uma coisa do livro: eu amei. Na primeira página, tem um comentário: "Dolorosamente lindo" Eu tenho que concordar.  O livro prende sua atenção completamente. Ele é narrado por Mia, uma garota de cabelos castanhos apaixonada por música clássica. Ela sente que foi "trocada na maternidade". A razão é simples: Sua família era completamente diferente dela. Todos adoravam bandas de rock, coisa que Mia não se identificava. Certa manhã, quando as escolas foram fechadas em razão da neve, a família decidiu passear.
"Você jamais esperaria que o rádio continuaria funcionando depois do que acontece. Mas ele continuou"
     O carro foi destruído com o impacto. E Mia continuava ouvindo a música. Ela não sente        nada. Levanta do chão, branco de neve. Caminha pelos destroços, avista o corpo de seu pai. De sua mãe. Estão mortos. Então procura pelo Teddy, seu irmão de oito anos. Ela volta correndo para a vala onde estava e avista um braço esticado. E então ela percebe.

"Aproximo-me mais e agora sei que não é Teddy quem está deitado aqui. Sou 
eu."

Mia, de início não entende. Pensa que é um sonho. Belisca seu braço, rezando para acordar. Mas ela não acorda. Quando os paramédicos chegam, ela os chama. Então percebe outra coisa. Ninguém a vê, ninguém a escuta. Ninguém a sente. Ao ver que a ambulância com o seu corpo inconsciente está partindo, ela entra. 
O livro é narrado em um período de dois dias, apenas. É bem confuso, e ao mesmo tempo organizado. Os capítulos não tem nomes, mas sim horários. Isso mesmo, o livro foi organizado assim. Um capítulo narra sobre ela no hospital, outro é flashback, e assim em diante. 
Ao chegar no hospital de Portland, Mia segue o seu corpo até a sala de cirurgia. Depois vai direto para a UTI, e no caminho avista alguns de seus parentes já sentados na sala de espera. Ela ainda tem esperanças de que o seu irmãozinho está vivo. Ele tinha que estar. Mas ele não aguentou. 

"Sei que nem mesmo todos os beijos mágicos do mundo poderiam tê-lo ajudado hoje. Mas eu faria tudo que pudesse para poder dar um beijo no Teddy."

A garota, agora tinha todos os motivos para desistir de viver. Para não ficar. 

"Como seria se eu decidisse ficar? Como seria acordar e descobrir que ou órfã? Nunca mais sentir o cheiro do cachimbo do meu pai? Nunca mais ficar ao lado da minha mãe, conversando baixinho enquanto lavamos a louça? Nunca mais ler para Teddy um capítulo do Harry Potter? Ficar sem eles? Não tenho certeza de que este é o mundo ao qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar."

Então Adam - seu namorado - entra no hospital. Arruma uma grande confusão com a melhor amiga de Mia, Kim, só para conseguir entrar na UTI. 
As partes que eu chorei foram quando a Mia descobriu que seu irmãozinho morreu e quando o seu avô começou a conversar com ela, chorando. Foi bastante emocionante. 
"Tudo bem. Se você quiser partir - diz ele. - Todos nós queremos que você fique. Eu quero que você fique mais do que já desejei em qualquer outra coisa na minha vida. Mas esta é a minha vontade e vejo que talvez possa não ser a sua. Então eu só queria dizer que entendo se você decidir partir. Tudo bem se tiver de nos deixar. Tudo bem se você decidir parar de lutar."
Só não entendi bem o final, mas eu não vou falar aqui senão vai ficar sem graça. ( haha ). Espero que tenham gostado da resenha, se você já leu esse livro me conta aqui nos comentários se você gostou! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário